My Dear

Sinopse

My Dear é um documentário auto-reflexivo sobre a vontade de um jovem realizador chinês expressar a sua própria identidade sexual na Europa.

Bio-filmografia do realizador

Depois de se formar na Shanghai Film Academy em cinema, Aragon Yao começou sua carreira como director de arte, director criativo e director de fotografia. Depois de trabalhar como diretor de fotografia com o realizador argentino Mauro Andrizzi no filme “A Shanghai Bride”, deixou a China e entrou para o programa Europeu Erasmus Joint Master Doc Nomads. “My Dear” é a sua primeira longa-metragem e estreou no 65th San Francisco Film Festival em 2022.





Nota de intenções

Ao olhar dos outros, uma impressão comum do povo chinês é que somos introvertidos e não gostamos de nos expressar. Este estereótipo existe e é, apesar de antigo, muito verdadeiro ainda hoje. Além da educação pública, os comportamentos privados das pessoas também são muito afetados pelos aspectos culturais. A educação que recebi durante o meu crescimento implicou comportar-me "respeitosamente" em público, princípio esse que colocou sempre muita pressão diante dos problemas mais íntimos vida, nomeadamente ao nível minha própria conduta sexual. Vindo de uma pequena cidade na China, para mim o casamento tem o seu cronograma bem sedimentado: os meninos devem casar-se entre os 22 e os 26 anos, as meninas devem casar-se entre os 20 e os 24 anos, os meninos devem tornar-se pais entre os 26 e os 28 anos e, se o casal tiver só um filho, tanto melhor. Embora muitas situações sociais tenham mudado na China nos últimos anos, especialmente nas grandes cidades, a maioria dos homossexuais não assumidos ainda enfrentam uma pergunta tão banal como problemática por volta dos 25 anos de idade: "porque é não encontras uma mulher e te casas?".

Cast

Aragon Yao, Asim Amjad, Marcell Harhai, Lady Dömper, Mary Lou, Betty Blue







Equipa Técnica

Realizador: Aragon Yao Cinematografia: Aragon Yao Montagem: Mário Gajo de Carvalho; Aragon Yao; Agnes Meng; Kopal Joshy Sound Mixing: Mário Gajo de Carvalho Música: Bálint Magyar Caracterização: Dye Lu, Nino Gogua Jogo de Sombras Chinesas: Aragon Yao; Dye Lu Produtor: Mário Gajo de Carvalho






ficha técnica

Imagem: 16x9  /  Som: Stereo   /  Formato: HD   /  Documentário







FILME APOIADO POR: