Histórias de contrabandistas

Sinopse

Durante as décadas de 1960-1970, muitos portugueses imigraram para a França em busca de uma vida melhor, muitos deles percorreram um caminho perigoso de milhares de quilómetros a pé. Este filme é uma jornada de um homem anónimo, que o segue caminhando pela paisagem de inverno das montanhas do norte de Portugal, onde a terra fria foi marcada pela memória de contrabandear bens e seres humanos, que foi marcada pela coragem, tenacidade e criatividade das pessoas, anos difíceis, entre um ambiente hostil da vida.


Bio-filmografia da realizadora

Agnes Meng formou-se na Escola de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Tsinghua. Tem um mestrado em documentário no Doc Nomads Erasmus Joint Master. Agnes tem experiência em cinema, jornalismo e antropologia. O seu primeiro documentário "Histórias de Lobos" (2018) estreou no 25th Hotdocs, foi selecionado para mais de 50 festivais de cinema, entre os quais o 15th Indielisboa, 22nd Full Frame Documentary Film Festival, ganhou um importante prémio para melhor curta-metragem de documentário no 21st Guanajuato International Film Festival no México, tornando-se elegível para os Oscars 2019 na mesma categoria devido a esse prémio, entre outros 12 prémios.

Nota de intenções

Este documentário é uma colecção das memórias de contrabandistas, um registro da história oral apresentado pela linguagem visual poética. Concentra-se na experiência de vida dos moradores de vilas durante as décadas de 1960 e 1970, segue os caminhos secretos dos contrabandistas entre retratos da paisagem selvagem e alinha-se com o passado esquecido que marca as misteriosas e belas montanhas do Gerês no norte de Portugal.


Equipa Técnica

Realizadora: Agnes Meng Autoria e pesquisa: Agnes Meng Rita Morais Cinematografia: Agnes Meng Som direto: Mário Gajo de Carvalho Montagem: Agnes Meng Produtor: Mário Gajo de Carvalho



ficha técnica

90 minutos   /   Imagem: 16x9  /  Som: Stereo   /  Formato: HD   /  Documentário