Sinopse

Sem se conhecerem à priori, Mehdi Aminian (Irão, ney), Mehmet Polat (Turquia, oud), Emmanuel Hovhannisyan (Arménia, duduk e zurna), Aleix Tobias Sabater (Espanha, percussão), Meg Rosaleen Hamilton (Reino Unido, violino), Monica Mădaș (Roménia, vocalista), Maria Casandra Hauși (Roménia, vocalista) e Ruven Ruppik (Alemanha, percussão) passam juntos alguns dias numa sala de ensaios a rearranjar a música de Maria Tănase, cantora folk Romena do século XX e um importante ícone cultural, para criar um acto musical homogéneo. Rehearsals é um retrato íntimo acerca do acto de criar musica em grupo.

Bio-filmografia da realizadora

Ana Maria Vîjdea é uma jovem realizadora com uma licenciatura em Cinematografia, Fotografia e Media da Universidade de Cluj-Napoca, na Roménia. Ela foi recentemente admitida na Syracuse University em New York num mestrado em Filme onde beneficia de uma bolsa Fulbright. O seu principal interesse é no documentário e em diários filmados e os seus filmes foram selecionados e premiados em diversos festivais internacionais. O seu último documentário "Rehearsals" teve a estreia mundial no 55th Krakow Film Festival.


Cast

Mehdi Aminian

(Irão, ney)

Mehmet Polat

(Turquia, oud)

Emmanuel Hovhannisyan

(Arménia, duduk and zurna) Monica Mădaș

(Roménia, vocalista)

Maria Casandra Hausi

(Roménia, convidada especial e vocalista)

Aleix Tobias Sabater

(Epanha, percussão)

Meg Rosaleen Hamilton

(Reino Unido, violino)

Ruven Ruppik

(Alemanha, percurssão)

Equipa técnica

Realizador:

Ana Maria Vîjdea
Produtor:

Mário Gajo de Carvalho
Cinematografia:

Ana Maria Vîjdea
Edição:

Ana Maria Vijdea

Cosmin Nicoară
Som:

Dan Stefan Parlog

Mistura:

Mário Gajo de Carvalho

Nota de intenções

"Quando dizemos 'um-dois, um-dois", então entendemos o que é que nos faz enfatizar a uma, e o que é que faz com que os dois como um eco, uma reflexão, algo que responde a um. E supondo que nós não dizemos, 'um-dois', que só dizemos, ‘um-um-um-um’, todos com a mesma ênfase, isso não nos vai satisfazer. Nós não vamos sentir qualquer ritmo até que ‘um’ se torne acentuado e o ‘dois’, ou o que dissermos em seguida, o siga. Então torna-se perfeito. Vemos o mesmo acontecendo com a acção de andar, que é realizado por ambas as pernas. Se praticarmos o andar numa perna vamos encontrar que algo falta no ritmo.” (The Sufi Message of Hazrat Inayat Khan)

Rehearsals começaram como uma tentativa de enclausurar o processo de fazer música dentro de um filme documentário. Ao seguir um grupo de músicos desde o seu primeiro encontro até concerto ao vivo de encerramento, nós seguimos a série natural de alterações intrínsecas ao nascimento das canções. Guiada pelo ritmo desdobrado e por interações dos músicos entre as músicas, nós tentamos retratar a música como um acto de aproximação.

Nós escolhemos um grupo musical chamado Roots Revival Romania. Criado por Mehdi Aminian, um expatriado iraniano na Roménia, este projeto reúne músicos de diferentes países em um contexto tradicional, etnográfico. Sem conhecerem uns aos outros com antecedência, os músicos ao passar um par de dias juntos, improvisando e compondo, com a finalidade de criar um acto musical homogêneo. O seu ponto de partida é a discografia de Maria Tănase, uma cantora popular Romena do século XX e um importante ícone cultural. Ao gravar as re-interpretações das suas canções pelas Roots Revival Romania, "Rehearsals", enfatiza a prática contemporânea da reconstituição.