Sinopse

A partir de entrevistas a duas pessoas, percorremos as histórias de vida dessas pessoas que nos levam a percorrer também a história de Portugal no século XX. As “personagens” são vozes de “velhos” acopladas a imagens de uma infância recordada.

Bio-filmografia do realizador

Mário Gajo de Carvalho tem 4 cursos superiores em cinema e artes. O seu primeiro filme "Os Milionários" estreou na competição internacional do Indielisboa em 2011, festival onde foi premiado. Realizou a curta "O Rapaz e a Coruja" que teve a premiere no 29th CineMagic no Reino Unido em 2018 e co-realizou "Circus Movements" em 2019 que estreou no 57th Ann Arbor Film Festival nos EUA e foi selecionado para o 68th Melbourne Film Festival, 16th Vienna Shorts e 23rd Tallinn Black Nights PÖFF Shorts.

 

Equipa técnica

Realizador:

Mário Gajo de Carvalho

Criador gráfico:

Pedro Ferreira


Nota de intenções

Comecei este projecto quando gravei uma conversa/entrevista com a minha avó de 89 anos, com recurso a áudio. Eu sabia do que é que estava à procura: histórias do antigamente. Já conhecia algumas coisas que ela contava, mas não estava à espera de encontrar tanto material, tantas histórias, enfim, tantas narrativas e pedaços de vida. No final da conversa gravada, apercebi-me que ainda havia muitas histórias por contar. Depois entrevistei o meu pai. Nessas duas entrevistas, encontrei uma dimensão da vida deles que eu desconhecia, muitas vezes histórias sobre a tentativa de escapar à pobreza comum noutros tempos. Todas as histórias são reais, no sentido em que são relatos pela voz dos que as viveram. Através dos seus testemunhos, fica a prevalecer a ideia de que não se podem perder estas memórias pessoais e memórias de um certo país que este já foi.

 

Filme apoiado por: