Sinopse

Este filme é uma coleção de histórias relacionadas com o lobo nas montanhas do norte de Portugal.

Num desses cumes rochosos, há uma aldeia chamada Pitões das Júnias. À noite, os pastores costumavam reunir e contar histórias. Mito, mortes, assassinatos... coisas que aconteciam ou não, histórias inspiradas nas lutas entre humanos e lobos, entre nós e os selvagens.

Bio-filmografia do realizador

Agnes Meng é documentarista e cinegrafista. Formou-se na Escola de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Tsinghua; e tem um mestrado em documentário no "Docnomads" Erasmus Joint Master que envolve estudos na Universidade Lusófona em Lisboa, Theater and Film Arts de Budapeste e LUCA School of Arts em Bruxelas. Agnes tem experiência em cinema, jornalismo e antropologia, trabalhou como assistente de pesquisa de antropologia no sudoeste da China e no Tibete.

A sua primeira curta metragem de documentário "Histórias de Lobos" estreou no 25th Hotdocs Canadian International Documentary Festival, foi selecionada para a competição internacional do Indielisboa 2018, para o Makedox 2018 na Macedónia, e ganhou um importante prémio para melhor curta-metragem de documentário no 21st Guanajuato International Film Festival no México, encontrando-se elegível para os Oscars 2019 na mesma categoria devido a esse prémio.


 

 

 

 

 

 

 

Cast

Joaquina da Anta

Maria Carvalho

Domingos Dias Gonçalves

Lucinda Carvalho

Maria Emília Veloso
Maria Afonso

Equipa técnica

Realizadora:

Agnes Meng

Assistente de realização:

José Fernandes

Cinematografia:

Agnes Meng

Câmara adicional:

Mário Gajo de Carvalho

Som direto:

Agnes Meng

José Fernandes

Mário Gajo de Carvalho

Montagem:

Agnes Meng

Sound design:

Mário Gajo de Carvalho

Agnes Meng
Produtor:

Mário Gajo de Carvalho

Agnes Meng